Produtores brasileiros de manga, goiaba, açaí, uva e polpa de frutas participam da Fruit Attraction, em Madri, na Espanha, a partir desta terça-feira (30). O evento, que vai até quinta-feira (2), é considerado um dos maiores encontros mundiais da fruticultura. A participação nacional é resultado da parceria entre Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ApexBrasil, por meio do programa AgroBR.
Os produtores vêm de nove estados: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Um dos destaques será a goiaba produzida em Carlópolis (PR), que em 2016 conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG). Dos selecionados, 11 terão passagens e diárias subsidiadas pelo Sebrae, enquanto outros cinco custearão as despesas por conta própria.
Apoio e preparação para exportar
Segundo Victor Ferreira, analista de Competitividade do Sebrae Nacional, os produtores receberam apoio em temas como inovação, gestão e acesso ao mercado internacional. “Vamos ter muitos compradores não só da Europa, mas também da Ásia e outros continentes. A maioria vai participar de rodada de negócio internacional, fora do país, pela primeira vez”, destacou.
Atualmente, poucos dos participantes exportam regularmente, atendendo países como Inglaterra e Emirados Árabes Unidos. Alguns, que antes enviavam frutas aos Estados Unidos, foram impactados pelo tarifaço. “Eles estão conseguindo entregar seus produtos, principalmente manga, uva e açaí. Os contratos não foram encerrados, porém estão operando com preços diferentes”, explicou Ferreira.
Busca por novos mercados
Com as restrições no mercado norte-americano, os produtores brasileiros aproveitam a Fruit Attraction para ampliar sua presença internacional. A expectativa é consolidar vendas para destinos já atendidos e abrir novas oportunidades em regiões estratégicas, aproveitando a visibilidade de um dos principais eventos globais do setor.