DESTAQUE INTERNACIONAL

Queijo Morro Azul fica em 2º lugar na Copa América do Queijo no Peru

Produzido em Santa Catarina, queijo da Queijos Pomerode superou mais de 400 amostras

Queijo Morro Azul
Morro Azul foi o 2º colocado na Copa América do Queijo 2025 (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

O queijo Morro Azul, produzido pela Queijos Pomerode, de Santa Catarina, conquistou o segundo lugar na 3ª edição da Copa América do Queijo, realizada no Peru. O evento reuniu 403 amostras de 11 países da América Latina e consolidou o reconhecimento internacional da produção artesanal brasileira.

Feito com leite de vaca e mofo branco, o Morro Azul é conhecido por sua cremosidade e notas amanteigadas e lácteas no início da maturação. Com o tempo, o sabor ganha intensidade e nuances que remetem à combinação de cebola e alho, segundo os produtores. A iguaria é desenvolvida pelos irmãos Bruno e Juliano Mendes, na cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí.

O grande vencedor da competição foi o El Valle de Antón, um queijo de cabra produzido pela Fazenda Kiaora Farms, do Panamá. Em terceiro lugar ficou o Maduro Oxapampa, do Peru. A premiação é considerada uma das mais relevantes da produção queijeira da América Latina e reforça o crescente prestígio da produção artesanal brasileira no exterior.

Além do Morro Azul, outros queijos brasileiros também se destacaram na competição, recebendo o selo Super Oro, atribuído aos produtos de maior pontuação nos quesitos de sabor, textura, técnica e maturação. Entre os premiados estão o Queijo Brebis, também da Queijos Pomerode; o Madrepérola Velho Pitta, da Queijaria Velho Pitta; o Taiada Silvania, da Estância Silvania; e o Queijo Mussarela, do Laticínio Bom Gosto.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.