A Biopower, empresa de biodiesel da JBS Novos Negócios, anunciou um investimento de R$ 140 milhões na modernização de suas três usinas localizadas em Lins (SP), Campo Verde (MT) e Mafra (SC). O projeto, iniciado em 2025, prevê a conclusão das melhorias tecnológicas até meados de 2026 e tem como objetivo ampliar a eficiência e a flexibilidade na produção de biocombustível.
Entre as principais mudanças está a implementação da tecnologia de esterificação enzimática, processo que substitui catalisadores químicos por enzimas. Segundo a empresa, essa inovação permitirá maior aproveitamento de matérias-primas variadas, como sebo bovino e óleo de cozinha usado, além de aumentar a conversão de subprodutos em biodiesel.
A Biopower estima que, com a modernização, a produção ultrapasse os 650 milhões de litros de biodiesel em 2025. “Essa modernização nos dará mais eficiência e elasticidade produtiva, garantindo nossa competitividade para atender a uma demanda por biodiesel que, certamente, continuará crescendo”, afirma Alexandre Pereira, diretor da empresa.
A nova tecnologia representa um avanço na sustentabilidade da produção. Atualmente, de acordo com a JBS, cerca de 99% de cada bovino processado pela companhia é aproveitado. A utilização de resíduos, como o sebo, para a geração de energia renovável é um dos pilares do braço ambiental da empresa, que busca reduzir impactos e aumentar o aproveitamento de recursos.


