O veranico continua atuando com força sobre o Brasil nesta quinta-feira (21), mantendo temperaturas muito acima da média para o período e tempo seco em diversas regiões. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve persistir pelo menos até a próxima segunda-feira (25), com máximas próximas a 40°C e níveis de umidade considerados críticos.
No Centro-Oeste, o calor segue intenso, mesmo após as fortes chuvas que atingiram parte do Mato Grosso do Sul nos últimos dias. A tendência para esta quinta é de redução nas precipitações, com possibilidade apenas de garoas pontuais. Em Estados como Mato Grosso e Goiás, o destaque é o calor extremo e o tempo firme.
Na região Sudeste, predomina o tempo seco e quente, com previsão de temperaturas elevadas para o inverno. A capital fluminense, por exemplo, pode atingir os 37 °C. No litoral paulista, há chance de pancadas isoladas no fim da tarde, mas o cenário geral segue sendo de estiagem e calor.
Sul volta a ter chuva forte, mas calor predomina
No Sul, a situação climática é mista. Enquanto o Rio Grande do Sul pode registrar chuvas fortes ao final do dia — com acumulados de até 50 mm em algumas áreas —, os demais Estados da região voltam a ter tempo firme. Em Curitiba, os termômetros devem atingir os 27 °C, conforme os dados mais recentes do Inmet.
O Nordeste continua com dois comportamentos distintos pelo veranico: a faixa litorânea de Alagoas, Sergipe e Pernambuco terá a continuidade das chuvas devido à entrada de umidade do oceano, enquanto o interior segue com clima seco e quente. Áreas do oeste da Bahia, de Pernambuco e o sul do Piauí e Maranhão estão sob alerta de baixa umidade relativa do ar.
Na região Norte, o tempo também permanece instável em áreas específicas. As pancadas de chuva devem ocorrer em pontos isolados do Amazonas e no norte de Roraima. Nas demais localidades, predomina o tempo seco, com forte presença do calor e poucas nuvens durante o dia.