O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo” para tempestades em áreas dos três Estados do Sul e de Mato Grosso do Sul. O comunicado, válido até as 10h de domingo (24), prevê chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h e risco de queda de granizo nas áreas afetadas.
O alerta também aponta possibilidade de cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A instabilidade já provocou volumes elevados de chuva em algumas cidades. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Porto Alegre registrou quase 83 mm em apenas 12 horas, entre a noite do dia 21 e a manhã do dia 22.
No sábado, o avanço de uma massa de ar frio começa a derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul. O clima continua instável em áreas da serra gaúcha e da divisa com Santa Catarina no domingo, mas a tendência é de redução gradual na intensidade das chuvas ao longo do dia.
Geada pode atingir áreas do sul gaúcho no domingo
De acordo com a Climatempo, o domingo será marcado pelo frio em todas as regiões gaúchas. A temperatura deve cair ainda mais, com possibilidade de geada no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos, os termômetros podem registrar mínimas abaixo dos 5 °C.
Em Santa Catarina e no Paraná, o cenário também muda com a chegada do ar frio. A previsão é de um domingo com muitas nuvens e queda nas temperaturas. Em Curitiba, a nebulosidade predomina e há previsão de chuva fraca no período da noite.