O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja para tempestades em grande parte da região Sul neste domingo (21). O aviso é válido da 0h até 23h59 e prevê risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O órgão destaca que há possibilidade de cortes de energia elétrica, alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores.
As áreas sob risco no Sul incluem a região serrana, oeste e sul de Santa Catarina, sudoeste, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, além de várias regiões do Paraná, incluindo a Metropolitana de Curitiba. Também estão abrangidas localidades como Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, centro-sul e sudoeste paranaense e a Metropolitana de Porto Alegre.
Norte também tem risco de chuvas intensas
Além do Sul, estados da região Norte também estão sob alerta. O Inmet emitiu aviso amarelo, de “perigo potencial”, para áreas do norte mato-grossense, leste de Rondônia, sudoeste do Pará, além de diferentes regiões do Amazonas e do Mato Grosso. Nessas áreas, há risco de chuvas intensas, mas com menor severidade em comparação ao Sul.
O instituto recomenda que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga orientações das autoridades locais para evitar transtornos durante o período de instabilidade climática.