O início de outubro será marcado por uma onda de calor que atingirá áreas de todas as regiões do Brasil nesta quarta-feira (1º). Segundo a MetSul Meteorologia, a temperatura máxima deve chegar aos 40°C no Brasil e a baixa umidade aumentará o risco de queimadas em grande parte do país.
Apesar do predomínio do tempo seco, a circulação de ventos marítimos mantém áreas de instabilidade no Sul. As precipitações devem se concentrar entre Santa Catarina e Paraná, enquanto Curitiba terá máxima de 29°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Calor intenso no Sudeste e Centro-Oeste
No Sudeste, as chuvas ficam restritas ao litoral paulista. Mais ao norte do estado e em Minas Gerais, a temperatura já se aproxima dos 40 °C, com umidade relativa abaixo de 12% nas horas mais quentes. No Centro-Oeste, há previsão de chuvas irregulares apenas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá, a máxima prevista é de 39 °C.
Risco de queimadas no Nordeste e calor no Norte
O Nordeste terá chuvas restritas entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, mas o interior segue sob alerta para tempo firme e baixa umidade. Já no Norte, instabilidades atingem Amazonas e Roraima, enquanto Amapá e Tocantins enfrentam forte calor, com máxima de 40 °C em Palmas.