A chegada de uma nova massa de ar frio ao Brasil muda o tempo no início desta semana, com previsão de chuvas generalizadas e queda nas temperaturas em várias regiões. O fenômeno, segundo meteorologistas, está associado ao La Niña e deve afetar principalmente o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com efeitos prolongados até o fim de semana.
O ar frio já começou a ingressar pelo Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia, mas a queda nas temperaturas deve ser gradual, devido à presença de nebulosidade e umidade que limitam o resfriamento mais intenso neste primeiro momento. A virada no tempo começa já na noite deste domingo, com chuvas do norte do RS até o Paraná, além de áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte da Região Norte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Semana começa instável e termina com frio
Na segunda-feira (27), as chuvas se espalham por uma faixa que vai de Santa Catarina ao sul de Minas Gerais, atingindo também boa parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e o oeste do Mato Grosso e da Região Norte. Mesmo com a instabilidade, as temperaturas permanecem elevadas em boa parte do país.
A previsão indica máxima de 27 °C em São Paulo, 36 °C em Cuiabá e 25 °C em Porto Alegre. No entanto, a queda mais acentuada nos termômetros ocorrerá a partir de quarta-feira, com destaque para o Sudeste e Sul do Brasil, que sentirão os efeitos da massa de ar frio com maior intensidade.
Temperaturas abaixo da média até sábado
A MetSul alerta que a capital paulista registrará máximas abaixo ou muito abaixo da média histórica entre terça-feira e sábado. Na quarta-feira (29), São Paulo deve ter mínima de 13 °C e máxima de apenas 20 °C. Em Curitiba, o frio será ainda mais intenso, com previsão de mínima de 11 °C e máxima de apenas 13 °C. Já em Cuiabá, mesmo com tempo mais seco, a temperatura cai para máxima de 29 °C e mínima de 19 °C.
Com a instabilidade prevista para persistir durante a semana, o cenário é de chuvas frequentes e queda nas temperaturas, especialmente nas tardes, nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. O Inmet reforça que há condições para temporais isolados, especialmente nos primeiros dias da semana, com a presença da frente fria.


