A sexta-feira (14) será marcada por contrastes nas condições climáticas do Brasil. Enquanto o Sul do país volta a ter tempo firme com o avanço de uma área de alta pressão, regiões do Centro-Oeste e Sudeste enfrentam risco de temporais provocados por áreas de instabilidade atmosférica.
No Rio Grande do Sul, a saída da frente fria e a chegada de um sistema de alta pressão garantem o retorno do tempo seco na maior parte do estado. Ainda assim, o norte gaúcho pode registrar chuva fraca e isolada. As temperaturas seguem elevadas ao longo do dia.
Santa Catarina terá variação nas condições: o litoral pode registrar chuva fraca e passageira, enquanto o oeste deve ter pancadas moderadas a fortes. No Paraná, a instabilidade persiste, especialmente nas regiões oeste, noroeste e no interior, com alerta para tempestades devido à atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai.
Instabilidades ganham força em SP, MG e Centro-Oeste
No Sudeste, a formação de um cavado em médios níveis da atmosfera intensifica as instabilidades. Em São Paulo, o dia começa com sol entre nuvens, mas pancadas moderadas a fortes com trovoadas devem atingir o interior, oeste e sul do estado, avançando para o centro e o leste no decorrer do dia. A capital paulista terá variação de 17 °C a 26 °C e há previsão de chuva entre a tarde e a noite.
Minas Gerais também deve registrar declínio nas temperaturas no sul do estado, com previsão de pancadas de chuva em áreas do centro e nordeste. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, a tendência ainda é de tempo firme, com chance de chuva isolada.
No Centro-Oeste, a instabilidade predomina. Em Mato Grosso do Sul, a área de baixa pressão mantém o tempo instável, com previsão de pancadas intensas e risco de tempestades em todo o território. Em Mato Grosso, as chuvas se intensificam à tarde, especialmente na metade oeste do estado. Goiás terá tempo firme na maior parte das regiões, com chuva concentrada apenas no extremo sudoeste. A sensação de abafamento deve predominar.


