A atuação de um ciclone extratropical continua provocando chuvas intensas e rajadas de vento no Sul do país nesta quarta-feira (20). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes são esperados no centro-norte do Rio Grande do Sul, e no oeste e sul de Santa Catarina, com acumulados que podem superar os 70 milímetros ao longo do dia.
O Paraná e Mato Grosso do Sul também registram instabilidade, porém com chuvas mais fracas e localizadas. Já nas demais áreas do Centro-Oeste, o veranico mantém o tempo seco e as temperaturas elevadas. Cuiabá pode ultrapassar os 39 °C, com umidade do ar abaixo de 12% nas horas mais quentes, nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde.
No Sudeste, o tempo segue abafado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas do litoral paulista e da região metropolitana de São Paulo. A capital deve alcançar os 30 °C. Também há registros pontuais de garoa no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A umidade relativa do ar cai para menos de 30% em regiões como o Triângulo Mineiro, sul e oeste de Minas Gerais e setores centrais e interiores de São Paulo.
Veranico e baixa umidade
No interior do Nordeste, a previsão é de tempo firme e baixa umidade, especialmente no oeste da Bahia e centro do Piauí, onde os índices podem ficar abaixo dos 30%. As chuvas no litoral nordestino continuam com volumes baixos, sem ultrapassar os 10 mm nas principais capitais da região.
No Norte do país, a instabilidade se concentra em Roraima e no Amazonas, com volumes que podem superar os 70 mm em áreas centrais do estado. Já regiões como o sul do Amazonas, centro-sul de Rondônia, Pará, leste do Acre e Tocantins terão tempo seco, com tendência de queda na umidade do ar ao longo da semana.