A quarta-feira (27) será marcada por tempo instável em parte do Sul e do Sudeste do país, além de calor intenso e ar seco nas regiões mais centrais, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O avanço de um cavado meteorológico — uma área de baixa pressão atmosférica — mantém as instabilidades entre Santa Catarina e o Paraná, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia.
No centro e oeste catarinense, no interior paranaense e na maioria do Rio Grande do Sul, o tempo será seco e frio, com temperaturas amenas ao longo do dia. Na Região Sudeste, o cavado também segue influenciando o clima, especialmente no sul, leste e litoral de São Paulo, incluindo a capital paulista, onde pode chover a qualquer momento.
O interior do Estado, por outro lado, terá tempo firme, sem risco de chuva significativa. O Rio de Janeiro deve ter sol entre nuvens, mas pancadas isoladas de chuva podem ocorrer no fim do dia. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, o clima permanece quente e seco.
Alerta de calor no Centro-Oeste
Toda a Região Centro-Oeste permanece sob alerta laranja do Inmet por calor intenso e baixa umidade. Os termômetros devem superar os 35 °C em áreas de Mato Grosso e Goiás, especialmente durante a tarde. No sul de Mato Grosso do Sul, o ar frio de origem polar ainda modera a temperatura, que não deve subir tanto quanto nos demais Estados.
No Nordeste, o tempo segue firme e seco no sertão, agreste e meio-norte da região, com destaque para as áreas mais centrais, que permanecem sob alerta de baixa umidade do ar. Pancadas de chuva ainda podem ocorrer ao longo do dia entre o litoral da Bahia e de Sergipe.
Na Região Norte, o tempo segue aberto e com muito calor na maior parte dos Estados. No entanto, pancadas de chuva são esperadas ao longo do dia no Amazonas e em Roraima, com possibilidade de episódios mais fortes. Nas demais áreas, o sol predomina.