O deslocamento de um cavado meteorológico mantém nesta terça-feira (15) pancadas de chuva no leste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. No restante do Sul, o tempo segue estável, mas as temperaturas continuam amenas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas na região não devem ultrapassar 24ºC ao longo do dia.
No Sudeste, a umidade vinda do Sul provoca instabilidade sobre boa parte de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. As chuvas podem avançar ao longo da tarde para o interior paulista, com exceção do extremo norte do estado. O Inmet alerta que os núcleos de instabilidade podem se formar de maneira isolada, aumentando a variabilidade das condições do tempo.
O Centro-Oeste também volta a registrar chuva em algumas áreas. A circulação de umidade na atmosfera deve favorecer a formação de núcleos isolados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Já a metade norte do território goiano e o Distrito Federal permanecem sob ar seco, mantendo a predominância de tempo firme.
Nordeste terá sol no interior e chuva no litoral
No Nordeste, a circulação de ventos oceânicos aumenta a ocorrência de chuva forte entre os litorais de Sergipe e Alagoas. No entanto, no interior da região, o predomínio é de tempo aberto, com sol e ar seco ganhando intensidade no período da tarde. Já no Norte do país, a combinação entre umidade atmosférica e calor mantém as chuvas ativas em estados como Amazonas, Acre e Rondônia. Nessas áreas, as pancadas podem ocorrer com intensidade elevada, segundo o Inmet.


