Depois de enfrentar temporais e alagamentos no fim de semana, o Rio Grande do Sul deve ter uma semana de tempo mais firme e temperaturas baixas. A previsão da Climatempo indica que uma massa de ar frio e seco avança sobre o Estado, afastando a instabilidade das áreas mais atingidas pelas chuvas. O cenário traz alívio para regiões que registraram prejuízos e enchentes entre sexta-feira (22) e sábado (23).
Segundo Stefanie Tozzo, da Climatempo, a tendência é de pouca chuva nos próximos dias. “As regiões atingidas por enchentes não terão chuva, por ora. Os dias devem ter presença de sol, nebulosidade variável e temperaturas bem amenas”, explicou ao Globo Rural. A instabilidade fica restrita a áreas da serra e ao nordeste e norte gaúcho, próximos à divisa com Santa Catarina.
Cidades como São Lourenço do Sul, que decretou estado de calamidade pública, registraram volumes extremos de chuva. A Defesa Civil contabilizou quase 200 milímetros em 48 horas. Em Camaquã, um dos principais polos produtores de arroz do Estado, o acesso à BR-116 ficou interditado após transbordamentos de rios e alagamentos.
Frio avança e pode provocar geada no sul gaúcho
Com o avanço do ar frio, a MetSul Meteorologia prevê risco de geada em parte do Estado. “Mínimas abaixo de 5 °C devem ocorrer em vários municípios entre a Campanha e o Sul”, informa o boletim. A tendência é que, até a metade da semana, o tempo continue estável, com variação de nebulosidade e possibilidade de frio intenso nas madrugadas.
A terça-feira ainda será marcada por temperaturas baixas, embora com mínimas levemente mais altas do que nos dias anteriores. A combinação entre tempo seco, céu aberto e ar frio favorece a queda nas temperaturas noturnas e o surgimento de geadas em pontos isolados.