O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O aviso é válido até a próxima terça-feira (25) e prevê chuvas intensas, rajadas de vento acima de 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, especialmente nas áreas litorâneas dos quatro Estados.
Segundo o Inmet, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros, com grande risco de danos em edificações, interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em lavouras, queda de árvores, alagamentos e impactos no tráfego rodoviário. A recomendação é que a população acompanhe os alertas e evite áreas de risco.
No Sul, após a tempestade que deixou mais de 150 feridos por granizo em Erechim (RS) no domingo (23), o tempo tende a se estabilizar. Há possibilidade de chuva apenas no litoral e leste entre o Paraná e Santa Catarina, além do nordeste e pontos isolados do interior do Rio Grande do Sul, onde o risco é menor.
As instabilidades continuam em parte do Centro-Oeste, com destaque para o norte de Mato Grosso e grande parte de Goiás, onde as pancadas de chuva permanecem. Já no Mato Grosso do Sul, o sol predomina, e o calor intenso reduz a umidade relativa do ar para abaixo de 30% em algumas áreas.
Na Região Nordeste, a chuva segue concentrada no oeste e sul da Bahia, enquanto o tempo firme predomina nas demais áreas. Apenas entre o Maranhão e Piauí há chance de pancadas isoladas. No Norte do país, as chuvas mais fortes persistem em Roraima, Acre, Rondônia e Amazonas, com risco de temporais.


