LIBERADO

União Europeia reabre mercado para carne de frango e peru do Brasil após suspensão

Exportações estavam suspensas desde maio; liberação foi confirmada pelo Mapa

Frangos
União Europeia reabriu mercado para carne de frango e peru do Brasil (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A União Europeia anunciou nesta segunda-feira (22) a reabertura de seu mercado para a carne de frango e de peru produzida no Brasil. A decisão, publicada no Jornal Oficial da União Europeia, foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e encerra a suspensão que vigorava desde maio, após a confirmação de um foco isolado de gripe aviária no Rio Grande do Sul.

A medida entra em vigor nesta terça-feira (23), mas já permite a entrada de produtos brasileiros com data de produção a partir de 18 de setembro. Para o Rio Grande do Sul, exceção ao território nacional, a liberação será gradual: a partir de 2 de outubro para áreas fora do foco e de 16 de outubro para um raio de 10 km em torno da granja afetada.

Segundo o Mapa, o restabelecimento foi resultado de negociações conduzidas pelo ministro Carlos Fávaro com o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi, em reunião realizada em 4 de setembro. “Graças à rápida contenção do foco pelas autoridades brasileiras, o país recuperou em apenas 28 dias o status de livre da doença. O reconhecimento europeu reforça a posição do Brasil como maior exportador mundial de carne de frango”, destacou a Pasta em nota.

Entre janeiro e maio de 2025, antes da suspensão, o Brasil embarcou 125,3 mil toneladas de carne de frango para a União Europeia, gerando US$ 386,3 milhões em receita. No acumulado até agosto, considerando todos os destinos, as exportações somaram 3,28 milhões de toneladas e US$ 6,15 bilhões.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.