RECORDES DE EXPORTAÇÃO

Porto de Paranaguá lidera exportação de carne bovina congelada

Entre janeiro e setembro, foram exportadas 736 mil toneladas de carne bovina congelada pelo terminal paranaense

Porto de Paranaguá
Porto de Paranaguá exportou 736 mil t de carne bovina congelada até setembro (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

O porto de Paranaguá, no Paraná, atingiu um novo recorde nas exportações de carne bovina congelada em 2025. Entre janeiro e setembro, foram embarcadas 736 mil toneladas, segundo dados da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. O número representa alta de 49% em relação ao mesmo período de 2024, e supera em 9% o volume total exportado ao longo de todo o ano passado, que foi de 675 mil toneladas.

Com o desempenho, a participação do terminal paranaense nas exportações brasileiras de carne bovina congelada subiu de 23% para 30%. O principal destino das cargas segue sendo a China, com quase 60% do volume embarcado. Em seguida aparecem Estados Unidos (7,5%), Rússia (4,5%), México (4%) e Itália (2,7%).

Exportações brasileiras crescem em volume e receita

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o Brasil exportou 2,44 milhões de toneladas de carne bovina nos nove primeiros meses de 2025, um avanço de 16% em relação ao mesmo período de 2024. A receita com os embarques chegou a US$ 12,4 bilhões, valor próximo ao faturamento total de 2024, que foi de US$ 12,8 bilhões.

Mesmo com o avanço da carne bovina, a carne de frango congelada segue como o principal produto exportado pela TCP. De janeiro a setembro, foram embarcadas 1,724 milhão de toneladas, consolidando o porto como líder nacional no segmento, com 44% de participação nas exportações brasileiras da proteína.

Em agosto de 2025, o terminal exportou 228 mil toneladas de carne de frango, e a perspectiva para o último trimestre do ano é positiva, segundo Giovanni Guidolim, gerente comercial da TCP. “A retomada das importações do produto brasileiro na maioria dos principais mercados traz uma perspectiva positiva para o último trimestre deste ano”, disse em nota. Os principais destinos da carne de frango exportada pela TCP foram os Emirados Árabes Unidos (8,8%), China (8,2%), Japão (7,1%), África do Sul (7%) e México (6,5%).

Infraestrutura ampliada e movimentação em alta

Em 2024, a TCP concluiu a ampliação do pátio de contêineres refrigerados, que passou de 3.624 para 5.268 tomadas, tornando-se o maior da América do Sul. Com isso, a movimentação de cargas refrigeradas entre janeiro e setembro cresceu 7% em relação ao mesmo período de 2024, com 106.275 contêineres movimentados.

Esse crescimento foi impulsionado pela manutenção do desempenho das exportações de carne de frango e pela entrada de novos clientes no segmento de carne bovina, segundo a empresa. Atualmente, o terminal opera com 25 escalas semanais e 21 serviços marítimos regulares, conectando o Brasil aos principais mercados consumidores globais.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.