Oito queijos brasileiros foram reconhecidos entre os melhores do mundo no Mondial du Fromage, realizado no último domingo (14) na França. Considerado a “Copa do Mundo do Queijo”, o evento premiou ainda um iogurte natural e um requeijão nacionais com medalha de ouro. Ao todo, o Brasil conquistou 58 medalhas, sendo 10 de ouro, 18 de prata e 30 de bronze.
O concurso avaliou quase 2 mil produtos de 26 países, incluindo 300 brasileiros. Um dos destaques foi a Estância Silvania, de Caçapava (SP), responsável por três medalhas de ouro. O Queijo Real Silvania, o Queijo Dom Silvania e o Néctar Silvania (iogurte natural) garantiram o reconhecimento internacional para a empresa, que trabalha exclusivamente com gado gir leiteiro, produzindo laticínios com leite A2.
A produtora Camila Almeida comemorou os resultados. “É uma felicidade imensa participar de um campeonato na França, o país dos queijos, de ter a oportunidade de representar o Brasil, que é gigante, e de representar também os pequenos produtores, porque eu sou uma pequena produtora ainda. Só recebeu ouro quem tirou acima de 90 pontos, a régua subiu muito”, afirmou para o Globo Rural.
Brasil aguarda anúncio dos 15 melhores produtos do concurso
O Mondial du Fromage é referência mundial na gastronomia e reúne especialistas que avaliam rigorosamente visual, textura, sabor e aroma dos produtos. Os queijos brasileiros premiados reforçam o crescimento do país no setor de laticínios de alta qualidade e colocam pequenos e médios produtores em destaque internacional.
A competição ainda não terminou. Nesta terça-feira (16) será divulgada a lista “super ouro”, com os 15 produtos que receberam as notas mais altas entre todos os participantes. O Brasil aguarda a possibilidade de aparecer também neste ranking exclusivo.


