A Lactalis Brasil anunciou um plano de investimento de R$ 400 milhões em cinco unidades industriais no Rio Grande do Sul, com foco na ampliação da produção de queijos, whey protein, requeijão, manteiga e compostos lácteos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4), durante a Expointer, em Esteio (RS), com a presença do CEO da empresa, Roosevelt Júnior, e do governador Eduardo Leite.
As fábricas que receberão os investimentos estão localizadas nos municípios de Ijuí, Teutônia, Santa Rosa e Três de Maio, e serão acompanhadas pela expansão dos centros de distribuição em Ijuí e Teutônia. A expectativa é que a produção total de lácteos da Lactalis no Estado passe das atuais 304 mil toneladas (2024) para 453 mil toneladas em 2028.
Um dos focos do investimento é o crescimento da produção de queijos, especialmente nas linhas das marcas Président — carro-chefe da empresa — e da italiana Galbani, que começa a ser lançada no Brasil. “O investimento deve beneficiar, principalmente, os produtos Président, mas também da marca italiana Galbani”, afirmou Guilherme Portella, diretor de Comunicação Externa, Assuntos Regulatórios e Corporativos da Lactalis.
Com esse crescimento previsto, a meta da Lactalis é elevar a produção de queijos das atuais 58 mil toneladas para 100 mil toneladas ao ano até 2028 — uma alta de 72%. Para sustentar esse volume, a captação de leite no campo também deverá crescer: passará de 900 milhões para 1,3 bilhão de litros por ano, o que corresponde a um acréscimo de 44% na demanda por leite.
“Isso significa aumentar em 10% a produção do Rio Grande do Sul apenas para atender à demanda da Lactalis”, destacou o CEO Roosevelt Júnior. O executivo ressaltou que o Estado segue como prioridade estratégica para a companhia, que já opera diversas marcas de destaque no mercado brasileiro de laticínios.