A jovem Fernanda Hack, natural de Seberi, foi escolhida como rainha da Expointer 2025. O resultado do concurso foi anunciado na noite do último domingo (17), após uma série de etapas que incluíram entrevistas e desfiles com as candidatas. A estudante será uma das principais representantes da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Fernanda Hack se destacou entre as concorrentes e conquistou o título máximo da corte da Expointer. A primeira princesa eleita foi Karen Redante, de Guaíba, e a segunda princesa, Larissa Maciel, de Venâncio Aires. A corte também conta com a rainha infantil, Alice da Silva, de Porto Alegre. As eleitas serão responsáveis por divulgar a programação da feira e representar o evento em compromissos oficiais e institucionais.
Nesta edição, a Expointer registrou crescimento expressivo no número de animais inscritos. Ao todo, são 6.696 exemplares, sendo 5.107 de argola — voltados para julgamento — e 1.589 rústicos, que participam de provas e leilões. Somente nesta última categoria, houve aumento de 18,2%, puxado principalmente por inscrições de equinos da raça crioula.
O comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, destacou que houve um incremento significativo de inscrições de equinos da raça Crioula, de 143%. “Tivemos um crescimento de 70% nas inscrições de coelhos, por causa da feira de filhotes. E também se destaca o avanço nas inscrições de rústicos das raças de bovinos de corte Hereford e Braford, que foi 65% superior a 2024”, disse.