A caprinocultura ganha espaço na Expointer 2025 com a estreia inédita de uma cabra espanhola da raça Murciana. O animal, batizado de Biblioteca, será apresentado ao público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a feira agropecuária que acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A edição deste ano terá 6.696 animais em exposição, entre rústicos e de argola.
Biblioteca, apelidada carinhosamente de Bibi, tem apenas três meses de idade e ainda não poderá participar de provas por conta da idade, mas estará pronta para receber visitas. Ela é o primeiro exemplar da raça Murciana no Rio Grande do Sul e pertence ao criador Eduardo Fagundes, da Fazenda Mãe Oxum, localizada em Viamão. A cabrinha foi gerada por inseminação artificial com sêmen importado da Espanha.
Segundo Fagundes, o animal é extremamente dócil e pesa cerca de dez quilos. A expectativa é que, quando adulta, Biblioteca atinja até 40 quilos, podendo superar esse peso em períodos de lactação. “Foi criada com mamadeira, não conheceu a mãe. É extremamente dócil. Ela veio de Minas Gerais e pesa agora dez quilos. Quando adulta poderá chegar a 40 quilos, ultrapassando esse número em período de lactação”, conta o criador.
Mesmo sem produção de leite ainda, a Fazenda Mãe Oxum já se prepara para atuar nesse segmento no futuro. A raça Murciana tem leite com 4,5% de gordura e 3,8% de proteína, ideal para fabricação de queijos. “Um animal adulto produz uma média de quatro litros de leite por dia”, explicou Fagundes.
A propriedade se dedica apenas à criação e comercialização dos caprinos. “Mas nós aqui não trabalhamos com produção de leite, só com a comercialização dos caprinos por enquanto. Pretendemos no futuro expandir e passar a produzir leite e queijo”, disse para a Band.