FAZENDA MÃE OXUM

Cabra bebê espanhola faz sua estreia na Expointer 2025

Animal da raça Murciana, criada com sêmen espanhol, será apresentado por criador de Viamão

Cabra biblioteca
Cabra da raça Murciana estreia na Expointer 2025 com criador do RS (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A caprinocultura ganha espaço na Expointer 2025 com a estreia inédita de uma cabra espanhola da raça Murciana. O animal, batizado de Biblioteca, será apresentado ao público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a feira agropecuária que acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A edição deste ano terá 6.696 animais em exposição, entre rústicos e de argola.

Biblioteca, apelidada carinhosamente de Bibi, tem apenas três meses de idade e ainda não poderá participar de provas por conta da idade, mas estará pronta para receber visitas. Ela é o primeiro exemplar da raça Murciana no Rio Grande do Sul e pertence ao criador Eduardo Fagundes, da Fazenda Mãe Oxum, localizada em Viamão. A cabrinha foi gerada por inseminação artificial com sêmen importado da Espanha.

Segundo Fagundes, o animal é extremamente dócil e pesa cerca de dez quilos. A expectativa é que, quando adulta, Biblioteca atinja até 40 quilos, podendo superar esse peso em períodos de lactação. “Foi criada com mamadeira, não conheceu a mãe. É extremamente dócil. Ela veio de Minas Gerais e pesa agora dez quilos. Quando adulta poderá chegar a 40 quilos, ultrapassando esse número em período de lactação”, conta o criador.

Mesmo sem produção de leite ainda, a Fazenda Mãe Oxum já se prepara para atuar nesse segmento no futuro. A raça Murciana tem leite com 4,5% de gordura e 3,8% de proteína, ideal para fabricação de queijos. “Um animal adulto produz uma média de quatro litros de leite por dia”, explicou Fagundes.

A propriedade se dedica apenas à criação e comercialização dos caprinos. “Mas nós aqui não trabalhamos com produção de leite, só com a comercialização dos caprinos por enquanto. Pretendemos no futuro expandir e passar a produzir leite e queijo”, disse para a Band.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.