EM ALTA

Ações da MBRF sobem com criação da Sadia Halal

Papel da companhia acumula alta de 21% em dois dias após anúncio de parceria com fundo soberano saudita que inclui IPO previsto para 2027

Sadia Halal
MBRF acumula alta de 21% em dois dias após criar Sadia Halal (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

As ações da MBRF (MBRF3) registraram novo salto nesta terça-feira (28/10), impulsionadas pela repercussão positiva do anúncio da criação da Sadia Halal, nova joint venture com o fundo soberano da Arábia Saudita. No início da tarde, os papéis acumulavam alta de 14,25%, somando-se aos 6% de valorização registrados no dia anterior, totalizando uma alta de 21% em dois pregões.

O movimento reflete a reação do mercado à transação com a Halal Products Development Company (HPDC), controlada pelo Public Investment Fund (PIF), fundo soberano saudita. As negociações com a MBRF, comandada por Marcos Molina, ganharam força em agosto, após acionistas de BRF e Marfrig aprovarem a fusão que resultou na criação da nova companhia.

Nova operação será listada em Riad

Avaliada em US$ 2,07 bilhões, a Sadia Halal irá incorporar fábricas e centros de distribuição da MBRF na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, além de filiais de distribuição no Catar, Kuwait e Omã. Também fará parte da nova companhia o negócio de exportação direta de aves, bovinos e processados para países da região MENA (Oriente Médio e Norte da África).

A previsão é de que a Sadia Halal realize seu IPO (oferta inicial de ações) em abril de 2027, na bolsa de Riad. A abertura de capital dependerá da entrega dos demonstrativos financeiros referentes a 2026, prevista para março do ano seguinte. A legislação local exige um ano de espera após uma reestruturação relevante para que a empresa seja listada.

Fontes próximas à operação afirmam que a bolsa de Riad tem mostrado forte demanda por novas empresas, especialmente aquelas vinculadas ao fundo PIF, que possui papel estratégico na diversificação econômica da Arábia Saudita. Segundo um interlocutor, o “selo PIF” tem sido bem recebido por investidores e impulsionado diversas estreias no mercado local.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.