SAÚDE ANIMAL

Vírus faz “tentáculos” crescerem na cabeça de coelhos selvagens

Imagens de coelhos com verrugas escuras viralizaram, mas especialistas explicam que se trata de infecção viral comum

Coelhos selvagens
Coelhos com tentáculos no Colorado têm vírus comum, dizem especialistas (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Fotos de coelhos selvagens com estranhas protuberâncias pretas na cabeça e na boca viralizaram nas redes sociais nesta semana, causando surpresa e especulações entre os internautas. Os registros foram feitos no estado do Colorado, nos Estados Unidos, e geraram teorias que iam de “mutação genética” a comparações com criaturas da série The Last of Us (2023).

Apesar da aparência incomum, os veterinários esclarecem que os animais estão apenas infectados com o papiloma de Shope, um vírus relativamente comum entre coelhos selvagens. A doença causa verrugas que podem se desenvolver em áreas como cabeça, boca e olhos, criando a aparência de “tentáculos”.

A infecção raramente é grave e, segundo especialistas, não representa risco à saúde humana. Em entrevista ao New York Times, a porta-voz do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Colorado, Kara Van Hoose, afirmou que os coelhos normalmente superam a doença por conta própria, sem necessidade de intervenção.

Em entrevista à AP, ela explicou, ainda, que os chifres não prejudicam os coelhos, a menos que cresçam sobre os olhos ou a boca e atrapalhem a alimentação. O sistema imunológico dos animais costuma combater o vírus naturalmente e, quando isso acontece, os tumores desaparecem.

O vírus recebeu o nome do Dr. Richard E. Shope, professor da Universidade Rockefeller que o descobriu em coelhos-de-cauda-de-algodão na década de 1930. A doença nos coelhos também ajudou cientistas a entender a relação entre vírus e câncer, como o papilomavírus humano (HPV), responsável pelo câncer de colo do útero.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.