Uma ovelha surpreendeu professores e alunos da Universidade de Caxias do Sul ao dar à luz três cordeiros no início de agosto, na Fazenda-Escola da UCS, em Caxias do Sul. O nascimento de trigêmeos é o primeiro registrado na instituição nos últimos dez anos e reforça estudos internacionais que apontam o aumento da ocorrência de partos múltiplos em ovinos em diversas regiões do mundo.
Segundo a professora Marcele Vilanova, dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, o caso chama atenção por sua raridade, apesar de não ser considerado algo fora do comum na ciência. “Dois estudos internacionais identificaram que os partos múltiplos em ovinos estão aumentando. Inclusive circulam na internet ocorrências de três ou quatro nascimentos da mesma fêmea, mas são raros. Consideramos que não é o natural e na nossa fazenda é a primeira vez. Não é uma coisa de outro mundo, mas não é considerado comum”, afirmou.
Nutrição e manejo favorecem a ovulação das fêmeas
De acordo com a docente, a maior frequência de partos múltiplos está diretamente relacionada ao cuidado nutricional e ao manejo adequado das fêmeas. “Se manejar corretamente, tanto nutrição quanto estações de reprodução, a gente consegue três partos em dois anos e em função dos partos múltiplos o rebanho aumenta muito rápido”, explicou.
A Fazenda-Escola da UCS, integra as atividades práticas dos cursos e mantém um rebanho de 18 ovelhas. Neste ano, seis delas já deram à luz gêmeos — uma ocorrência comum —, mas o nascimento dos trigêmeos chamou a atenção da comunidade acadêmica. Em homenagem à instituição, os filhotes foram batizados com as iniciais U, C e S.