RESGATE

Cadela que vivia em lixão é resgatada com 11 filhotes após anos de fugas

Protetora argentina Agu Volpato acompanhou por anos a rotina da cadela arisca

Cadela Serena
Protetora resgata cadela do lixão com 11 filhotes após anos (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Depois de anos tentando se aproximar, a protetora de animais Agu Volpato conseguiu resgatar uma cadela arisca que vivia em um lixão na Argentina. Batizada de Serena, a vira-lata evitava qualquer contato humano e escapava sempre que percebia a aproximação de pessoas. A história mudou quando Agu descobriu que a cadela estava grávida e passou a acompanhá-la com ainda mais atenção.

Durante meses, a ativista observou à distância os movimentos de Serena, sem forçar a aproximação. O comportamento arredio era reflexo de traumas acumulados e da vida em ambientes hostis. Agu já havia conseguido salvar e castrar outros filhotes da mesma cadela, mas a mãe continuava intocável. Em julho, Agu recebeu uma informação sobre uma cadela vista com filhotes a cerca de 5 km do lixão.

Experiente, ela suspeitou que fosse a cadela e foi até o local. Escondida, avistou a cadela abrigada dentro de um tronco de árvore com 11 filhotes recém-nascidos. “Quando vimos, não podíamos acreditar. Era um sonho se realizando”, escreveu em post nas redes sociais. Com muito cuidado, Agu se aproximou de Serena, segurou-a pelo pescoço com firmeza e a colocou em segurança. Em seguida, rastejou até o tronco e retirou, um por um, os filhotes. Serena, pela primeira vez, não resistiu ao resgate. Com os filhotes em risco, ela apenas quis protegê-los e aceitou o acolhimento.

O instinto de proteção à ninhada foi determinante para que Serena não fugisse. Ao perceber a aproximação da protetora, a cadela permaneceu calma, permitindo o resgate sem traumas. Agora, ela e os 11 filhotes estão sob os cuidados de Agu Volpato, que já iniciou os preparativos para futura adoção dos pequenos.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.