O preço do arroz em casca segue em queda neste início de setembro, atingindo o menor valor real desde janeiro de 2022, de acordo com dados divulgados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A média do Indicador Cepea/Irga-RS ficou em R$ 66,52 por saca de 50 kg na primeira semana do mês, já considerando a correção pelo IGP-DI.
Segundo os pesquisadores, o movimento de baixa reflete o excesso de oferta interna, resultado da safra recorde 2024/25, que vem superando o ritmo de escoamento, mesmo diante do bom desempenho nas exportações. Em agosto, o volume embarcado foi o maior em quase dois anos, mas não suficiente para equilibrar o mercado.
O consumo interno segue estável, o que limita a absorção do grande volume disponível. Além disso, o arroz brasileiro perdeu competitividade no mercado externo, o que impede uma expansão ainda maior das vendas internacionais — fator que contribuiria para alívio na pressão sobre os preços domésticos.
Do lado da demanda, o Cepea relata que compradores têm atuado com cautela, priorizando o uso de grãos que já estão depositados nas unidades de beneficiamento. Com isso, as indústrias reduzem a necessidade de novas aquisições, impactando diretamente a valorização da matéria-prima.