FENÔMENO

Nove azeites brasileiros estão no ranking Flos Olei 2026

Sete azeites do Rio Grande do Sul e dois de Minas foram listados entre os melhores do mundo

Azeite sabiá
Azeite Sabiá obteve 98 pontos, recorde histórico para o Brasil (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Nove azeites brasileiros foram reconhecidos entre os melhores do mundo pelo Flos Olei 2026, publicação considerada a mais importante da olivicultura global. O guia avaliou cerca de 500 fazendas de excelência em 57 países de cinco continentes, atribuindo notas que variam de 80 a 100 pontos com base em critérios técnicos e sensoriais.

Segundo Flávio Obino Filho, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), o feito é expressivo. “Nesta edição de 2026 entraram nove brasileiros, sete gaúchos e dois de Minas Gerais. Isso é muito importante porque foi um ano de baixa produção tanto no Rio Grande do Sul como em Minas. E assim mesmo, com baixa produção, os azeites mantiveram a sua qualidade, sendo selecionados nove”, afirmou.

O Flos Olei é publicado em diferentes idiomas e é usado como referência internacional por consumidores e profissionais do setor, influenciando decisões de compra e destacando os azeites considerados de elite. A presença dos rótulos brasileiros consolida a evolução da produção nacional em um mercado altamente competitivo.

Azeite Sabiá conquista nota histórica no guia

Entre os azeites brasileiros ranqueados, o destaque ficou para o Azeite Sabiá, produzido por Bob Costa, ex-ministro brasileiro. O rótulo atingiu 98 pontos de 100 possíveis, a maior nota já recebida por um azeite do Brasil na história do concurso, que existe há 15 anos. “É uma satisfação imensa, pois esse é considerado o ranking mais respeitado do mundo. Estávamos apreensivos, porque os jurados são muito rigorosos, mas o resultado foi fantástico”, comemorou.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.