A goiaba de Carlópolis é uma das protagonistas brasileiras na Fruit Attraction, feira internacional que foi realizada em Madri, na Espanha. O objetivo é ampliar o espaço da fruta no mercado europeu. Entre 2020 e 2024, a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC) exportou mais de 340 toneladas, tendo a Europa como principal destino.
No primeiro dia de Rodada de Negócios, a cooperativa realizou mais de dez contatos promissores, segundo o representante Eduardo Aparecido da Silva. “Estamos trabalhando nessas negociações para que a Cooperativa possa vender diretamente aos distribuidores e consumidores. Este é o nosso principal objetivo e a resposta é 300 a 400% superior ao que a gente tinha imaginado”, destacou.
Qualidade reconhecida
A participação ocorreu por meio de edital da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que selecionou 20 empresas para a Missão Comercial com apoio do Sebrae, ApexBrasil e Abrafrutas. O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, afirmou que a aceitação tem sido “extraordinária” pela qualidade e pelo sabor. O trabalho que levou a fruta ao mercado internacional começou em 2015, no Norte Pioneiro.
Certificação e origem
A goiaba de Carlópolis tem certificação GlobalGAP, que garante boas práticas agrícolas, segurança alimentar e proteção ambiental. Além disso, possui registro de Indicação Geográfica (IG), que reconhece a origem e valoriza características específicas do produto, fortalecendo sua credibilidade no mercado.