LIDERANÇA GLOBAL

Brasil lidera exportações mundiais em nove cadeias do agronegócio

Levantamento mostra que país domina exportações de suco de laranja, soja, açúcar, café, carnes e celulose no cenário mundial

Agronegócio
Brasil lidera exportações mundiais em nove cadeias do agronegócio (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

O Brasil ocupa posição de destaque no comércio internacional ao liderar as exportações mundiais em nove cadeias do agronegócio. O levantamento é da Harven Business School e inclui setores como café, soja, açúcar e carne, consolidando o país como um dos principais fornecedores de alimentos e matérias-primas no cenário global.

Segundo Marcos Fava Neves, fundador da Harven, a liderança traz ganhos econômicos, mas também exige avanços em sustentabilidade e inovação. “O Brasil é uma potência mundial do agronegócio. Até o final dessa década, o Brasil tem condições de ter 40% do mercado mundial de carne de frango, 30% do mercado mundial de carne bovina e 20% de carne suína, se consolidando como principal fornecedor de alimentos do mundo”, afirmou para o Globo Rural.

Participação brasileira nas exportações globais

O estudo mostra que o país responde por 74% das exportações de suco de laranja, 59% de soja, 56% de açúcar e 36% de carne de frango. No caso da carne bovina, café e fumo, a participação chega a 31%. Já a celulose representa 29% das vendas externas, e o algodão, 28%. Além dessas cadeias em que o Brasil lidera, a participação também é relevante em outros setores: milho (24%), etanol (23%) e carne suína (15%). No caso do arroz e do trigo, a fatia é menor, com apenas 1% de representatividade cada.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.