SAFRA 2025/26

Brasil deve colher 178,1 milhões de toneladas de soja na próxima safra

Estimativa da Agroconsult aponta alta de 3,6% na produção de soja e queda na colheita de milho e algodão

Mãos segurando grãos de soja colhidos em propriedade rural durante avaliação da safra
Brasil deve colher 178,1 milhões de toneladas de soja (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

O Brasil deve colher 178,1 milhões de toneladas de soja na safra 2025/26, de acordo com estimativa apresentada nesta quinta-feira (27), durante o 43º Jantar da Anec. A projeção foi feita por André Pessoa, sócio-diretor da Agroconsult, que apontou uma alta de 3,6% em relação à temporada anterior, mesmo com chuvas irregulares e atraso pontual no plantio em algumas regiões produtoras.

Segundo a consultoria, a área plantada com soja está estimada em 48,8 milhões de hectares. Apesar de ondas de calor e do regime irregular de chuvas observado no início da temporada, ainda não há sinais de danos relevantes que possam comprometer o desenvolvimento das lavouras. Pessoa destacou que o clima, até o momento, não representa risco grave para a produtividade.

A expectativa para o milho, por outro lado, é de queda na produção. A Agroconsult estima 141,6 milhões de toneladas colhidas, retração de 6,2% em comparação à safra passada. O consumo interno deve ultrapassar 100 milhões de toneladas, com destaque para a indústria de etanol, que pode demandar mais de 27 milhões. A área total deve crescer 3,7%, chegando a 23,2 milhões de hectares.

Produção de algodão deve cair 3,5% na próxima temporada

A projeção da Agroconsult para o algodão também aponta redução. A área plantada deve recuar para 2,16 milhões de hectares, com uma colheita estimada em 4,10 milhões de toneladas de pluma, o que representa queda de 3,5% em relação ao ciclo anterior. O recuo é atribuído, principalmente, às margens de lucro mais estreitas e ao custo elevado de financiamento.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.