RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Azeite brasileiro é eleito um dos melhores do mundo em 2025

Produzido em Canguçu, no interior do Rio Grande do Sul, o azeite Potenza Intenso foi premiado pelo COI

Potenza Intenso
Azeite Potenza Intenso venceu prêmio internacional do COI em 2025 (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

O azeite Potenza Intenso, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu, no interior do Rio Grande do Sul, está entre os vencedores do Mario Solinas Quality Award 2025 – Southern Hemisphere Edition, principal premiação mundial dedicada à qualidade dos azeites extravirgens. O reconhecimento foi concedido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), com base nas características sensoriais e no equilíbrio entre sabor e aroma.

A edição deste ano avaliou 30 amostras de azeites de cinco países do Hemisfério Sul: Argentina, Uruguai, Brasil, Peru e África do Sul. As degustações foram realizadas nos dias 9 e 10 de setembro, em San Juan, na Argentina, por um júri internacional composto por chefes de painéis reconhecidos oficialmente pelo COI. O Potenza Intenso venceu na categoria “Medium Green”.

Além do azeite brasileiro, também foram premiados: La Agrícola SA, de Mendoza (Argentina), na categoria Robust Green; Ernesto Singer, de Montevidéu (Uruguai), na categoria Delicate Green; e Agroliva, de Buenos Aires (Argentina), na categoria Ripe. Os critérios envolveram atributos como intensidade do frutado, equilíbrio e harmonia sensorial.

Tradição e qualidade reconhecida no exterior

Esta não é a primeira vez que a Fazenda Serra dos Tapes tem reconhecimento internacional. Em 2023, o rótulo Potenza Frutado também foi premiado no mesmo concurso, consolidando a presença do azeite brasileiro entre os melhores do mundo. O COI é o principal órgão do setor, com sede em Madri, e reúne os principais países produtores e consumidores de azeite e azeitonas.

Fundado em 1959, o Conselho Oleícola define os padrões internacionais de qualidade para o setor e atua na promoção do consumo global de azeites extravirgens, além de incentivar pesquisas técnicas e científicas. O prêmio Mario Solinas é considerado a mais alta honraria da categoria, reunindo produtores de destaque de diversas regiões do mundo.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.