NOVA FASE

Algodão atinge menor valor em dois anos com avanço da colheita

Valor da pluma opera abaixo de R$ 3,80/lb pela primeira vez em mais de 24 meses

Algodão
Preço do algodão despenca para menor patamar em dois anos (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Os preços do algodão em pluma iniciaram setembro sob forte pressão no mercado brasileiro. De acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o valor da libra-peso caiu para abaixo de R$ 3,80, o menor nível registrado em mais de dois anos.

O movimento de queda é atribuído principalmente ao avanço da colheita e do beneficiamento da safra 2024/25, que elevou de forma significativa a disponibilidade de lotes no mercado interno. Parte dos vendedores também tem mostrado maior flexibilidade nos negócios, especialmente aqueles com necessidade urgente de capitalização.

O cenário é agravado pela desvalorização do dólar e dos preços externos, o que diminui a competitividade da pluma brasileira no mercado internacional e pressiona ainda mais os valores praticados no mercado doméstico. A combinação desses fatores levou os preços ao menor patamar desde meados de 2022.

Segundo os pesquisadores do Cepea, muitos vendedores optaram por se afastar das negociações à vista (spot), concentrando-se no cumprimento de contratos a termo, que foram firmados anteriormente a valores superiores aos praticados agora. Essa movimentação reforça a atual dinâmica de baixa liquidez no mercado.

Compartilhe:

O Notícias do Agro utiliza cookies para melhorar a sua experiência.