Cabra & Ovelha visita cidades do PR, MG e interior de SP

Capril Porto Reserva realiza 1º Curso de Inseminação Artificial em Cabras

Ensinar de modo prático o pequeno e médio criador na gestão de pessoas para o manejo adequado na caprinocultura, elevando com isso o grau de eficiência na relação reprodução X produção, foi a proposta que o Capril Porto Reserva quis trazer para a realização do “1º Curso de Inseminação Artificial em Cabras”. Idealizada por seu proprietário, o criador André Ferreiras, o evento aconteceu nos dias 21 e 22 de janeiro, na propriedade localizada na cidade de Porto Feliz, a cerca de 120 km da capital paulista.

Os dois dias de curso tiveram duração média de 16 horas e foi limitado, nesta primeira edição, ao número máximo de 15 participantes. O público presente – formado por criadores vindos de São Paulo e também de outros estados – pode acompanhar de perto cada etapa do processo de criação e manejo com as cabras. “Hoje o criador em geral está sedento de informação vinda de profissionais específicos, pois muitas respostas às vezes não se acha dentro do capril. Essas respostas nós só encontramos com grandes profissionais. Por isso que o grande objetivo deste curso é abrir portas para que outros criadores possam adquirir e compartilhar desse conhecimento técnico”, explicou André Ferreiras.

16ª FEMAGRI confirma expectativas e cresce em número de visitantes e volume de negócios gerados

DSCN5354A 16ª edição da FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, realizada pela Cooxupé entre os dias 08 e 10 de fevereiro na cidade de Guaxupé/MG, confirmou a tendência do produtor de café do sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e da média mogiana do estado de São Paulo em investir em suas propriedades visando o ganho de eficiência e o aumento da rentabilidade na produção de café. Prova disso foi a confirmação das expectativas da Cooxupé em relação aos números do evento. Nos três dias de Femagri o público total foi recorde, com 38.249 mil visitantes compradores, que geraram um volume de negócios 36% maior em relação à edição de 2016. As estimativas eram de até 35 mil pessoas e um crescimento nas negociações em 16%.

Vitrine de tecnologias e lançamentos das principais empresas do agronegócio brasileiro, a FEMAGRI apresentou para as famílias cafeicultoras novidades e soluções que atendem a todos os tamanhos de propriedades, como uma ferramenta multifuncional, que possibilita ao cafeicultor utilizar uma mesma base e transformá-la em roçadeira, motopoda, podador de altura, aparador de cantos, motocultivador ou um derriçador; um despolpador de café, que reduz a zero o consumo de água, entre outras opções. O produtor encontrou também opções para financiar sua compra por meio de linhas de crédito bancário ou por meio da operação barter, em que o café é utilizado como moeda de troca para pagamento dividido em três anos.

46ª Expo Paranavaí ignora crise econômica e cresce em negócios

DSCN5640A 46ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí), realizada na cidade de Paranavaí/PR entre os dias 03 e 12 de março, superou o pessimismo que se tinha antes do evento por conta da grave crise econômica e reforçou a sua forte vocação como um “evento de negócios”. Pelo menos essa é constatação final do presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e organizadora do evento, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho. “Conseguimos fazer com que nossa exposição voltasse às suas origens, se tornando numa feira de negócios, aproximando os agropecuaristas das linhas de crédito, dando acesso a novas tecnologias, mostrando o que há de novo em termos de implementos da área rural”, disse.

A organização do evento não deu números finais de público nos dez dias da feira, mas uma estimativa preliminar diz que, por noite passou apenas pelo palco secundário de música sertaneja, uma quantidade mínima de seis mil pessoas. A feira teve ainda uma grande exposição agropecuária, com a participação de 500 animais entre gado Nelore (330) e outras raças leiteiras. Nos leilões foram praticados preços acima do esperado, com um volume de negócios superior a R$ 7 milhões comercializados nos arremates dos cinco leilões de gado Nelore, gado geral e touros multiraças. No tocante ao resultado financeiro final do evento, o volume de negócios ultrapassou R$ 40 milhões.

Leilão Álamos Genética 18 anos marca o retorno da cabanha ao circuito de leilões

post11_marcoNo último dia 14 de março a Central Álamos Genética, sediada em São Luiz do Purunã / PR, realizou o Leilão Álamos Genética 18 anos, oferecendo lotes de ovinos puros das raças Dorper e White Dorper. O evento teve como atrativo a comercialização de 34 fêmeas, 06 reprodutores e doses de sêmen de raçadores expoentes, como Álamos Baruti TE 420, VPJ Spock 395 Kaiowas e o renomado Perseus TE 751, Grande Campeão Nacional da Raça Dorper 2016. No leilão as vendas foram convertidas em 100% dos lotes ofertados, porém os valores não foram divulgados.

Após um período de três anos longe dos circuitos de leilões para a reconstrução da qualidade genética do plantel, o Leilão Álamos Genética 18 anos serviu para marcar o retorno da cabanha aos eventos de vendas de animais. Também serviu para coroar a trajetória de sucesso do Grupo Álamos Agronegócios e a ampliação dos serviços em reprodução oferecidos por uma das empresas, a Central Álamos Genética, iniciada em 2010. A central de genética, inclusive, é uma das poucas construídas em uma cabanha com alvará do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Você também pode gostar de:

Caravana da Produtividade 2017 começa hoje

A Boheringer Ingelheim acaba de lançar a 3ª