Desbravando os horizontes do agronegócio brasileiro

Eu e Minha Amarok - Rafael de Genaro Bertipaglia

Os caminhos para o agronegócio brasileiro em 2017 nunca estiveram tão largos. Projeção recorde para a safra de grãos, expectativa de chuvas concentradas nas regiões produtoras, elevação nas exportações… Enfim, um horizonte promissor para quem trabalha, mora e vive do campo.E como não poderia deixar de ser, é no campo que o Projeto Pé na Estrada iniciou a temporada 2017 de viagens e participações nas grandes feiras e eventos espalhados pelo Brasil.

Nossa arrancada inicial, na busca de trazer ao leitor os segredos e curiosidades existentes do lado de lá da porteira, começou na cidade paulista de Porto Feliz, a 120 km da capital. No Capril Porto Reserva, referência nacional em produção e aprimoramento genético, tivemos uma verdadeira aula de manejo com caprinos, e de como melhorar a eficiência produtiva através de métodos simples e precisos.

Nossa próxima parada, a bordo da nova Amarok 2017, foi a cidade de Guaxupé, no sul de Minas Gerais. A missão de nossos desbravadores da estrada era a cobertura de uma das mais importantes feiras do setor cafeeiro do Brasil, a 16ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. Lá fomos recebidos pelo presidente da Cooxupé – a maior cooperativa de cafeicultores do mundo – Carlos Alberto Paulino da Costa. Tranquilo como o homem simples do campo, ele resumiu de forma objetiva em uma única frase, exatamente a relevância do evento para a cafeicultura nacional: “O mundo do café está aqui!” E nós também ali estávamos.

Em março foi a vez de nos deslocarmos em direção ao noroeste do Estado do Paraná. Com amplos campos de milho e soja a perder vista pelo caminho, fomos conferir de perto as novidades de duas principais feiras de agronegócio da região: a 46ª Expo Paranavaí e a 43ª Expo Umuarama.

Na cidade de Paranavaí, distante pouco mais de 720 km da capital paulista, o nosso ponto de partida, a equipe do Pé na Estrada acompanhou eventos importantes da pecuária da região, como o tradicional torneio leiteiro e a Copa Nelore Grandes Criadores – etapa Antônio Grisi Filho. Já em Umuarama, a 813 km de distância de São Paulo, além do forte calor característico da região que fica próxima a fronteira do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, a impressão mais viva que tivemos foi que, se há um lugar onde mora a cultura do campo, esse lugar é Umuarama.

Além da marcante identidade rural, a feira apostou em atrações tradicionais que nunca podem faltar num evento deste porte, como as provas de rodeios e até competições regionais de outros estados, como a tradicional disputa do Laço Gaúcho. Foram dias de intenso convívio e constante aprendizado sobre aquela região. Sorte a nossa poder registrar e valorizar aquilo que o campo tem de melhor: seus costumes e sua gente.

Ao voltar do Paraná, nossa equipe mal teve tempo para descansar e já pegou novamente a estrada, dessa vez em direção a cidade de Atibaia, a 67 km de São Paulo. Numa viagem curta, no melhor estilo bate-volta, fomos conhecer a história da Cabanha MOV Dorper e sua casa de fazenda, com quase três séculos de existência. A propriedade, que foi construída por um alemão que foi casado com uma brasileira, guarda ainda os traços do Brasil colonial e da época em que a escravidão era uma regra no País. Uma verdadeira aula de história, só conhecida por quem passa da porteira da MOV Dorper pra dentro.

Eu e Minha Amarok

“Eu escolhi a Amarok, porque hoje ela é a caminhonete mais completa do segmento, tanto de motor, economia e robustez. Isso sem falar do conforto na estrada para quem roda bastante, como é o meu caso. Dentro da fazenda, eu a uso para o trabalho pesado, rodando pastagem e piquete, e ela aguenta muito bem o tranco. Na cidade, aproveito todo o desempenho que ela tem para oferecer, porém como se estivesse dentro de um carro de passeio.” – Rafael De Genaro Bertipaglia, 35 anos – Veterinário na Agropecuária Arte Real

 

 

Você também pode gostar de:

Caravana da Produtividade 2017 começa hoje

A Boheringer Ingelheim acaba de lançar a 3ª