Instituto de Zootecnia realiza Leilão

jornal_001j-23-800x445

Venda será presencial e via transmissão ao vivo pelo Agrocanal, em parceria com a Central Leilões

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ) realizará leilões em dois dias, 6 e 7 de setembro de 2017. No dia 6, às 20h30, ocorrerá o leilão virtual de Embriões Nelore e 62 matrizes, sendo 11 Nelore e 51 Guzerá, será virtual, pelo Agrocanal em Araçatuba (SP).Já no dia 7, às 14 horas, ocorrerá o tradicional leilão de reprodutores – Linhagem IZ, uma linhagem de peso –, com a comercialização de 115 reprodutores, sendo 75 Nelore, 23 Guzerá e 17 Caracu. Os animais são do Programa de Melhoramento Genético do Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ.

O evento do dia 7 será realizado no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ, unidade Sertãozinho (SP), com transmissão ao vivo pelo Agrocanal, em parceria com a Central Leilões. O convite com a lista de animais já está disponível em www.iz.sp.gov.br link eventos, com dados sobre os acasalamentos, genealogia e diferenças esperadas na progênie (DEP´s) dos animais e, agora, com as novas informações das avaliações genômicas.

“Linhagem IZ, uma linhagem de peso”, é como o rebanho do IZ é conhecido, por ser praticamente fechado à introdução de material genético externo, e pela evidente capacidade dos touros e matrizes em “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos bezerros.

A diretora do IZ, Renata Branco Arnandes, enfatizou que o trabalho de seleção para ganho em peso, realizado desde 1976, e reconhecido em todo o Brasil, visa aumentar a produção de carne por animal e diminuir a idade de abate. “O alto desempenho zootécnico dos animais do Programa de Seleção promoveu o destaque dos bovinos nos principais sumários de touros da raça Nelore e em leilões de genética para produção de carne.”

Touros, Matrizes e touros jovens da Raça Nelore do rebanho IZ, que são destaques no Sumário de Touros e Matrizes Nelore Linhagem IZ e que participaram na Expogenética 2017, também, estarão no Leilão.

E esse ano, a novidade está na incorporação das informações genômicas aos dados de pedigree dos animais avaliados. A genômica fornece acurácia adicional à predição da diferença esperada na progênie (DEP) dos animais e melhora a eficiência do processo de seleção. A Seleção Genômica pode ser definida como a seleção de milhares de marcadores e tem por objetivo utilizar os conhecimentos da genética molecular como ferramenta auxiliar na predição das DEPs para uma seleção mais eficaz.

A contribuição do IZ para a pecuária bovina nacional, considerando a comercialização de sêmen, embriões, reprodutores e matrizes, se reflete no aumento da produtividade e da renda do produtor, impactando diretamente na produção de carne do Brasil. “Desde o início do Programa, já foram comercializadas, diretamente, mais de um milhão de doses de sêmen e cerca de cinco mil embriões de touros e matrizes provenientes do rebanho IZ”, ressaltou Renata.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, “o IZ tem disponibilizado a melhor genética bovina para o mercado produtor, atendendo ao compromisso assumido pelo governo Geraldo Alckmin em aproximar a pesquisa do campo”.

Informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3475 9140 ou (16) 99127 4562 e pelo e-mail corte@iz.sp.gov.br

Você também pode gostar de:

Russia vai restringir carne brasileira em Dezembro

    A Rússia vai impor restrições temporárias