A Agroindústria da Mandioca e sua Importância na Geração de Emprego e Renda

IMAGEM 2

Beatriz Candido; Fabiana Schuroff; Gabriel Manoel; Marjory Lima; Nadhyeska Britto; Vitor Serra

Introdução

O Colégio SESI de Paranavaí-PR, através de uma oficina de aprendizagem, realizou um trabalho com os alunos de ensino médio a respeito de uma das principais atividades econômicas da região e do Brasil: a mandioca. Estes trabalhos foram expostos através de painéis acadêmicos na Feira Internacional da Mandioca (FIMAN), que foi realizada na cidade de Paranavaí em 2016. A agroindústria da mandioca é de suma importância para o Brasil, pois o seu cultivo e processamento garantem lucros para diversos setores da economia brasileira, e ainda gera renda e emprego para população.

IMAGEM 1

Agroindústria

Atulamente, as agroindústrias mantém o forte desempenho na economia do país, produzindo grande parte dos produtos exportados (feijão, mandioca, arroz, milho, batata, soja, trigo, cana de açúcar, etc.).

Segundo Joaquim Carlos Lourenço (LOURENÇO,2010), a agroindústria brasileira é um setor próspero que superou grandes desafios nos últimos anos, gerando diversos empregos.O país conta com uma enorme extensão territorial, porém, com o crescimento das fronteiras agrícolas e a expansão da produção agroindustrial, o Brasil vem se mostrando competitivo no que se refere ao agronegócio, em que o país consegue obter mais produção com menos tecnologias que os países ricos.

De acordo com o Portal Brasil (2014) a agroindústria brasileira cresceu 4,7%, em 2010, revertendo à queda (-4,8%) registrada no ano de 2009. É o resultado mais elevado desde os 5,0% de 2007. Esses dados foram divulgados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os setores relacionados à agricultura (4,7%), de maior peso na agroindústria, demonstraram melhor desempenho do que os vinculados à pecuária (1,8%).

Após obter resultados positivos nos três primeiros trimestres de 2010, a agroindústria desacelerou no final do ano, fechando o último trimestre com uma queda de 0,8%.

O resultado da agricultura foi influenciado positivamente pelas boas condições climáticas de 2010, ao contrário do ocorrido em 2009, quando houve estiagem na região Sul, principal produtora agropecuária do País.

Agroindústria da mandioca

“O agronegócio de mandioca, no Brasil, garante uma receita bruta de 2,5 bilhões de dólares e 1 milhão de empregos diretos”. (CUNHA Apude- Santos; Carvalho; Silva; Rezende; Miyaji. 2009)

Além da sua importância para o consumo, a mandioca ainda tem várias outras possibilidades como, para a produção de energia através da manipueira, que é um líquido rico em gás metano. Utilizam esse líquido para a produção de biogás, uma fonte energética para as próprias fecularias, onde têm a capacidade de diminuir o custo de produção da fécula, assim reduzindo a utilização de energia elétrica e até mesmo com o gasto com lenha usado para aquecer as caldeiras. Existem várias indústrias que utilizam componentes extraídos da mandioca para a fabricação de outros produtos, como as indústrias do papel, do papelão, da farmácia e outras voltadas para a área de cosméticos, para a fabricação de bioplástico que se decompõe mais rápido, assim não agredindo o meio ambiente, e outra possibilidade encontrada na mandioca é a produção de combustíveis limpos como o etanol.

IMAGEM 1 (MAPA) (2)

A agroindústria na geração de emprego e renda

Para o agricultor atingir uma melhoria na produção, precisa de mais conhecimento, disponibilidade e novas tecnologias. Além disso, estímulos diferenciados devem ser destinados ao setor, do mesmo modo a contribuição tecnológica e gerencial, tornando-o profissional no processo de produção. Assim, conseguir demonstrar ao mercado que os produtos oriundos da agroindústria familiar atendem aos requisitos, e identificados com selo específico, vai além de o simples produzir e comercializar.

Suscitar incentivos fiscais, para a agroindústria é uma guisa na qual pode se promover o crescimento da economia e gerar lucros, sendo que o número de indústrias crescendo, e com a diminuição dos custos, as empresas poderão contratar mais; com os incentivos fiscais, por exemplo, foi criado o programa FUNPRODUZIR, que apresentou um objetivo social, na medida em que seu impacto no setor industrial fosse capaz de resultar na geração de emprego e renda, e consequentemente na redução das desigualdades sociais e regionais.

IMAGEM 2 (TABELA)

Conclusão

Com uma área de 18,6 milhões de hectares plantados no mundo, a cultura da mandioca desempenha um papel de elevada importância social, uma vez que contribui para a alimentação de mais de 700 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, notadamente nas áreas pobres da Região Nordeste do Brasil, além de ser uma cultura geradora de emprego e renda.

A produção da mandioca vai crescendo de acordo com o conhecimento do trabalhador e dos incentivos tecnológicos; os estímulos comentados devem ser destinados ao setor, e deste mesmo modo a contribuição tecnológica e gerencial. Com a produção da mandioca em vários lugares, e de diversas formas como: casas de farinha, produção do biogás, polvilho, produção de sapatos, cosmético, produção de energia, a mandioca pode ser “ativada” em vários campos.

Acerca do desenvolvimento econômico do país concluímos que, exemplos de medidas e fatores, podem promover crescimento lucrativo para a população, um exemplo são os incentivos fiscais, que ao garantirem que as empresas se instalem, podem investir no trabalhador.

A criação de programas pode apresentar um objetivo social, na medida em que seu impacto no setor industrial pode ser capaz de resultar na geração de emprego e renda, e finalmente reduzir as desigualdades sociais em diversas áreas do país.

Referências Bibliográficas

COSTA- Cinthia – Importância Dos Setores Agroindustriais Na Geração De Renda E Emprego Para A Economia Brasileira – Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032013000400010 > Acessado em: 20/09/2016

FILHO- Gilberto – Mandioca – Disponível em:

< http://www.ceplac.gov.br/radar/Mandioca.htm > Acessado em: 20/09/2016

EMBRAPA –  Mandioca – O Produtor Pergunta, A Embrapa Responde. – Disponível em: <http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/pdfs/90000012-ebook-pdf.pdf> acessado em: 20/09/2016

SANTOS, Efigênia, et al.- Agroindústria Da Mandioca- Caminho Para Sustentabilidade Econômica Dos Beneficiadores Do Bairro De Campinos Em Vitoria Da Conquista- BA- Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/13/948.pdf> acessado em: 24/09/16.

MATHIAS, João – Como Plantar Mandioca- Disponível em: <http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2016/05/como-plantar-mandioca.html> acessado em: 24/09/2016

EMBRAPA – A Cultura Da Mandioca – Disponível em:<http://atividaderural.com.br/artigos/5602ee3b2a182.pdf> acessado em: 24/09/2016

SANTOS, Bruna- Produção De Bioplástico A Partir Do Amido De Mandioca-Disponível em:<http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Bruna_dos_Santos.pdf>acessado em: 16/09/2016


Portal Brasil Agroindústria Brasileira Cresceu 4,7%-Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/02/agroindustria-brasileira-cresceu-4-7 >Acessado em 21/09/2016

FILHO, Paulo; SIQUEIRA, Sandra; PAULA, Sérgio -Agropecuária e Agroindústria – Disponível em:

<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/balcom4.pdf>Acessado em 20/09/2016

LOURENÇO, Joaquim- Logística Agroindustrial: Desafios Para o Brasil Na Primeira Década Do Século XXI – Disponível em:

< Http://www.eumed.net/libros-gratis/2010d/794/Agroindustria.htm > Acessado em 20/09/2016

 

Você também pode gostar de:

Caravana da Produtividade 2017 começa hoje

A Boheringer Ingelheim acaba de lançar a 3ª